- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Educação do século XXI: modelos híbridos, metodologias ativas e sala de aula invertida
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Através da aprendizagem colaborativa na sala de aula virtual, pretende-se mostrar como as metodologias ativas, modelos de ensino híbrido, sala de aula invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possibilitam o protagonismo do estudante numa aprendizagem mais personalizada e integrada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os cursistas deverão elaborar um plano de aula híbrida utilizando uma ou várias metodologias inovadoras apresentadas na disciplina para compartilhá-lo em seguida com os colegas.
- Ementa:
- Conceituar: metodologias ativas, ensino híbrido (blended learning) com seus modelos, sala de aula invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
- Compartilhar na sala de aula virtual experiências bem sucedidas de cursistas em escolas que já utilizam recursos híbridos
- Elaborar planos de aulas usando modelos híbridos e compartilhá-los para uma avaliação colaborativa na sala de aula virtual.
- Como funciona: No início da disciplina, os cursistas devem se familiarizar com a dinâmica da mesma e se apresentarem aos colegas. Através de uma aprendizagem colaborativa em fórum, na etapa 1 são apresentadas algumas metodologias ativas que facilitam uma aprendizagem mais personalizada. Na etapa 2 são apresentados os modelos de ensino híbrido sustentados e disruptivos. Na etapa 3 os cursistas deverão elaborar um plano de aula híbrida incluindo algumas metodologias ativas e/ou modelos de ensino híbrido apresentados na disciplina. Na última etapa é promovida uma avaliação colaborativa na sala de aula virtual dos PPS dos planos produzidos pelos cursistas.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: Maria Cristina Pfeiffer Fernandes - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Junia Ramalho Teixeira
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.