- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: O Eneagrama a Serviço da Cooperação no Contexto Escolar
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 130
- Objetivo(s) de aprendizagem: O eneagrama é um modelo simples, reconhecido mundialmente, que tem por base as nove características principais que conformam a nossa personalidade. O objetivo desta disciplina é servir como guia fácil e direto para a aplicação do eneagrama em sala de aula para professores, alunos e qualquer membro da comunidade escolar, de forma a promover relações mais cooperativas e harmoniosas. Para aprofundar, usufruiremos ainda de atividades colaborativas, princípios da comunicação não violenta aplicados ao eneagrama e práticas breves de meditação e relaxamento, de forma a aperfeiçoar nossa capacidade de criar maior entendimento e paz nas relações, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.
- Ementa:
- O eneagrama como ferramenta do estudo da personalidade.
- Descobrindo os seus aspectos principais eneagramáticos e compreendendo os de outras pessoas.
- Comunicação não violenta e o eneagrama.
- Cinemanálise eneagramática.
- Práticas de meditação e relaxamento para professores e estudantes.
- Projetos cooperativos na escola unindo eneagrama e a cooperação/pesquisa e prática.
- Partilha de experiências escolares.
- Como funciona: Nesta disciplina os professores inscritos terão acesso a material teórico que permitirá desenvoltura em leituras de situações, objetos e processos de grande potencial didático e pedagógico com seus alunos. Concomitante ao acesso ao material teórico serão apresentados desafios, indagações reflexivas e práticas para realização e obtenção de uma pontuação incremental que, em média de 60 pontos, garante a aprovação. Os encontros ocorrerão a distância, pela plataforma Moodle da Fundação Cecierj e, nesse ambiente virtual, serão realizadas discussões complementares e o acompanhamento do aprendizado. A disciplina prevê dois encontros síncronos, on-line, que contarão como parte da avaliação final. Demais orientações serão dadas no decorrer dos encontros.
Equipe
- Coordenador da área e professor responsável: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Claudia Lins d´Albuquerque - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.