- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Jogos de Cartas para Aprendizagem de Ciências
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Jogos de cartas, ou Cardgames, como são também conhecidos comercialmente, compreendem sistemas de entretenimento informativo de convidativo interesse e simples manipulação. A partir de sua estrutura modular, portabilidade e apelo ao colecionismo, podem ser usados para estimular o aprendizado de conhecimentos científicos, ao estimular as realidades referenciais dos estudantes e a conectividade entre os temas, ao contrário de priorizar acúmulo de dados e informações descontextualizadas. Esta disciplina tem por objetivo de aprendizagem instrumentalizar o docente no uso de jogos de cartas para sua utilização em suas aulas, considerando os entendimentos de suas mecânicas, dinâmicas e estéticas. Assim, ao concluir a disciplina, professoras e professores terão habilidades de reconhecer e fazer seus próprios jogos de cartas, de forma a engajar estudantes em aprendizagens significativas e divertidas sobre Ciências!
- Ementa:
- Jogos de Cartas, uma introdução.
- Jogos e sistemas de informação.
- Mecânicas.
- Dinâmicas.
- Estéticas.
- Monitoramento e entropia.
- Regras e procedimentos.
- Tradução intersemiótica.
- Fazer e jogar: técnicas de produção.
- Metrificação de resultados.
- Como funciona: Nesta disciplina os professores inscritos terão acesso a material teórico que permitirá desenvoltura em leituras de situações, objetos e processos de grande potencial didático e pedagógico com seus alunos. Concomitantemente ao acesso ao material teórico, serão apresentados desafios, indagações reflexivas e práticas para realização e obtenção de uma pontuação incremental que, em média de 60 pontos, garante a aprovação. Os encontros ocorrerão a distância por meio de videoconferências por Google Meet e da plataforma Moodle da Fundação Cecierj; nesse ambiente virtual, serão realizadas discussões complementares e o acompanhamento do aprendizado. Demais orientações serão dadas no decorrer dos encontros.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Guilherme Xavier - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.