- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Pedagogia da Saúde: o cuidar de si em um mundo pós-pandêmico
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: As disciplinas da série Pedagogia da Saúde têm como objetivo apoiar o professor cursista a desenvolver autonomia em cuidar de si, com práticas já bem reconhecidas e fundamentadas em medicinas vitalistas. Nesta disciplina exploramos os desafios da saúde do professor no cenário pós-pandêmico, apresentando soluções e práticas para o seu enfrentamento, bem como para os problemas clássicos de sua atividade laboral.
- Ementa:
- Medicinas vitalistas: mudando o foco da cura de enfermidades para promoção de saúde.
- O legado da pandemia para a saúde coletiva e os novos desafios à promoção de saúde.
- Os cenários - pré e pós-pandêmicos - de adoecimento mais comuns na vida do professor.
- A covid como fator de diminuição da vitalidade e aumento do cansaço.
- A importância do sono e como (re)aprender a bem dormir.
- Práticas de fortalecimento da coluna vertebral.
- Os olhos em um mundo cheio de telas – praticando a higiene da luz.
- O fortalecimento do sistema imune.
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual. Os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada, de modo a criar o seu perfil, trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas assíncronas de interação.
As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula. A disciplina está organizada em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período; em cada unidade, os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados.
A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas e será composta pela participação dos cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino e demais atividades oferecidas.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo F. Alexander Amaral de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.