- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Aspectos pedagógicos da automedicação e do uso racional de medicamentos
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 150
- Carga horária: 30 horas
- Objetivo(s) de aprendizagem: esclarecer profissionais de ensino/educação sobre aspectos pedagógicos associados com a automedicação e o uso racional de medicamentos a partir do enfoque educativo-preventivo de Redução de Danos (RD), estimulando e orientando os cursistas para intervenções dialógicas e participativas em seus espaços de trabalho a partir de ferramentas que envolvem a Ciência e Arte.
- Ementa:
- Conversando sobre automedicação e o uso racional de medicamentos na escola;
- Diferenças entre medicamentos, remédios e outros produtos;
- A importância da leitura da bula e seu estímulo pedagógico;
- Medicalização na Educação: Será que tudo deve ser medicalizado?
- E o tal do anabolizante? Refletindo sobre a Educação de jovens e adultos;
- Medicamentos contra o vírus HIV/Aids: proteção para quem?
- Medicalizando o Magistério: necessidade ou exagero?
- Pensando o Uso racional e abusivo de medicamentos através da Ciência e Arte via recursos digitais.
- Elaboração de uma proposta educativa acerca da automedicação e do uso racional de medicamentos.
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na semana de apresentação. Todos os assuntos do curso e prazos previstos das atividades estarão claramente dispostos nesse cronograma. Diferentes textos-base e ferramentas pedagógicas (animações, memes, charges etc.) serão disponibilizados ao longo da formação. Há uma seção chamada ESPAÇO CABEÇA, apresentando um canal de chat entre os cursistas que estejam em tempo real e uma pequena biblioteca com artigos e documentos oficiais atualizados para os cursistas que se interessem mais sobre as produções acadêmicas e relatos de experiência na área. Haverá, pelo menos, dois encontros remotos. A avaliação acontecerá ao longo dos fóruns temáticos, sendo importante a interação com os colegas de curso e com os professores mediadores. Nas semanas finais, os cursistas desenvolverão um plano de intervenção preventivo-educativo para ser desenvolvido na unidade de ensino onde atuam, sendo estimulada a produção de parcerias intra/interinstitucionais. ...
Equipe
- Coordenador: Dr. Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Prof. Dr. Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Mediadores pedagógicos:
Ms. Leonardo Lourenço Lopes - Currículo Lattes
Ms. Prof. Vinicius Motta da Costa - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.