- Área: Matemática
- Curso: Aspectos da Educação Matemática
- Disciplina: A linguagem de programação Scratch no ensino de Matemática
Informações
- Público-alvo: Professores de Matemática e áreas afins.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O curso pretende apresentar a linguagem de programação Scratch como recurso metodológico que possibilita ao professor criar seus próprios objetos de aprendizagem matemáticos de forma simples, sem a necessidade de conhecimentos prévios de programação.
- Ementa:
- Conceitos básicos de lógica de programação e pensamento computacional;
- Introdução à plataforma Scratch online e offline (software) e as ferramentas básicas;
- Criação do primeiro projeto: apresentação dos recursos animar ator, inserir cenários e sons, modificar fantasias na criação de um objetivo de aprendizagem matemático envolvendo as quatro operações;
- Criação do segundo projeto: apresentação dos recursos alterar aparências de autores, movimentação da seta do teclado, inserção de variáveis;
- Criação do terceiro projeto: apresentação da ferramenta “mochila”, adição de tempo e demais programações como fazer “aparecer” e “desaparecer” personagens no cenário;
- Criação de um projeto remixado: apresentação dos procedimentos para reeditar projetos de terceiros sem modificação do original.
- Como funciona: A disciplina iniciará abordando conceitos relativos à lógica de programação (algoritmos) e pensamento computacional. Na sequência, serão apresentados a plataforma online Scratch (ambiente virtual principal) e o software Scratch, que será uma alternativa para o professor que desejar construir seus objetos de aprendizagem offline. O professor será orientado a criar uma conta na plataforma. Nas próximas etapas serão apresentadas as ferramentas para criação de objetos de aprendizagem. Será proposta a construção de três projetos (jogos matemáticos) interativos, com o conteúdo matemático à escolha do professor-cursista. Cada semana terá uma tarefa a ser elaborada (projeto) e enviada pelos cursistas por um link específico na plataforma. Serão propostos fóruns temáticos no quais pretendemos discutir não apenas aspectos teóricos que permeiam o uso do Scratch no ensino e aprendizagem da Matemática como a criação de um ambiente rico de compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas em sala de aula com seu uso. Será um momento rico de troca de experiências. Haverá ainda, como suporte aos cursistas, vídeos-tutoriais de própria autoria especificamente criados para a disciplina (e ou vídeos-tutoriais disponíveis no YouTube), além de 3 lives que poderão ser apresentadas pelos próprios professores coordenadores ou por professores convidados que possuem expertise no assunto. Os cursistas terão a oportunidade de interagir com o palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live. Todas as lives serão dinâmicas e interativas, preferencialmente no formato de oficinas. Mesmo não sendo obrigatórias, o professor que participar, ao vivo, das lives ganhará 5 pontos extras em cada uma. A avaliação acontecerá mediante envio de tarefas e/ou participação em fóruns temáticos.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável e mediador: Wendel de Oliveira Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.