- Área: Ciências Humanas
- Curso: Filosofia
- Disciplina: Diálogos possíveis entre Filosofia e Literatura
Informações
- Público-alvo: Professores/as com disciplina de ingresso Filosofia; professores/as das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (História, Sociologia e Filosofia); pedagogos/as; licenciandos de períodos finais das áreas correlatas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Desenvolver compreensão acerca do pensamento deleuziano a respeito da Filosofia e sua relação com a Literatura, bem como estabelecer a possibilidade de diálogos filosóficos atuais. Além disso, possibilitar o questionamento filosófico sobre questões da literatura de João Cabral e, por consequência, discutir a literatura nacional como elemento para pensar filosoficamente a realidade brasileira.
- Ementa:
- Definições - Literatura e Filosofia na perspectiva deleuziana
- A questão literária de João Cabral
- A relação do não filosófico e da produção filosófica
- A Filosofia e o enfrentamento literário
- O outro e a subalternidade
- Apontamentos éticos apresentados na obra Morte e vida severina
- Como funciona: A disciplina será iniciada com uma breve apresentação sobre elementos filosóficos a respeito do pensamento de Gilles Deleuze e, claro, num segundo momento, como João Cabral entende sua produção poética. Feito isso, garantindo uma mesma base teórica entre os participantes, a disciplina se encaminhará para a análise dos textos deleuzianos sobre a produção filosófica e, em paralelo, uma comparativa com o poema Morte e vida severina, na tentativa de enquadrar os pressupostos do filósofo francês no poema de João Cabral.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Francisco Veríssimo de Souza Melo - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Leonardo Barros Medeiros - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.