- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Educação do século XXI: modelos híbridos, metodologias ativas e sala de aula invertida
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Através da aprendizagem colaborativa no AVA, pretende-se mostrar como as metodologias ativas, modelos de ensino híbrido, sala de aula invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possibilitam o protagonismo do estudante numa aprendizagem mais personalizada e integrada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Após a formação de equipes, os cursistas de cada uma deverão desenvolver um plano de aula híbrida utilizando uma ou várias metodologias inovadoras apresentadas na disciplina. Em seguida, acontecerá uma avaliação colaborativa no AVA dos planos produzidos pelas equipes..
- Ementa:
- Conceituar: metodologias ativas, ensino híbrido (blended learning) com seus modelos, sala de aula invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
- Mostrar experiências bem sucedidas de escolas que já utilizam a Educação híbrida
- Experimentar na prática como funciona a aprendizagem colaborativa durante a construção de planos de aulas híbridas
- Como funciona: No início da disciplina os cursistas devem se familiarizar com a dinâmica da mesma e se apresentarem aos colegas. Através de uma aprendizagem colaborativa em fórum, na etapa 1 são apresentadas algumas metodologias ativas que facilitam uma aprendizagem mais personalizada. Na etapa 2 são apresentados os modelos de ensino híbrido sustentados e disruptivos. O trabalho colaborativo acontece na etapa 3 quando os cursistas formam equipes para a elaboração de um plano de aula híbrida incluindo algumas metodologias e/ou modelos de ensino híbrido apresentados na disciplina. Na última etapa é promovida uma avaliação colaborativa no AVA dos PPS dos planos produzidos.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: Maria Cristina Pfeiffer Fernandes - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Junia Ramalho Teixeira
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.