Sobre o programa

O Programa de Formação Continuada de Professores se destina a complementar a formação dos professores com o emprego do debate sobre diferentes temáticas pertinentes às salas de aula e aos conteúdos da Educação Básica.

Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 120 horas organizada em disciplinas de 30 horas. São realizados três processos seletivos por ano, quando o interessado pode se candidatar a até duas disciplinas a sua escolha.

  • Pré-requisitos:
    1. Ler e conhecer o edital;
    2. Ter domínio de navegação na internet;
    3. Ter um e‐mail pessoal ativo sem filtro antispam;
    4. Ter domínio, pelo menos, do uso de editores de textos;
    5. Ter disponibilidade para participar da sala de aula virtual por cerca de três horas semanais, para realizar a troca e a construção colaborativa de conhecimentos;
    6. Ser graduado ou licenciando.
  • Público-alvo: Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Médio)
  • Cursos nas Áreas de:
    • Ciências da Natureza
    • Ciências Humanas
    • Educação Especial e Inclusiva
    • Linguagens e Códigos
    • Matemática
    • Prática Docente
    • Tecnologia Educacional
  • Modalidade: a distância.

    Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma.

  • Certificação: Será concedido certificado de Atualização ao cursista que cumprir com aprovação, em período de até dois anos, a carga horária de 120 horas, sendo pelo menos 90 horas em disciplinas de uma mesma área.
  • Carga horária: 120h (cada disciplina tem carga horária de 30h)

Processo seletivo 2025.2

Cabe ao candidato ficar atento ao calendário para não perder as etapas do processo. As datas poderão ser alteradas a qualquer momento por determinação da coordenação de ensino.

  • Resultado da seleção
  • Como acessar a sala de aula virtual

    1. Acesse o endereço extensao.cecierj.edu.br/saladeaula;
    2. Identificação de usuário: os 11 dígitos do CPF, sem pontos nem traço, incluindo o zero inicial (se houver).
      Senha: os 11 dígitos do CPF, sem pontos nem traço, incluindo o zero inicial (se houver).
    Inscrições: 6 a 25 de maio Inscrições encerradas Resultado da seleção: 3 de junho
    Início do curso: 3 de junho Período letivo: 3 de junho a 25 de agosto
    Ciências da Natureza
    Curso Disciplina
    Biologia Diversidade dos seres vivos
    Estratégias de ensino híbrido nas Ciências da Natureza
    Genética Básica
    Física Aprendizagem por problemas no Ensino de Física: estudo de casos e uso da IA
    Construindo jogos didáticos em Física
    IA e as metodologias ativas na Educação
    Química Mergulhando nas soluções
    Ciências Humanas
    Curso Disciplina
    Filosofia Questões filosóficas sobre a implementação da Lei nº 11.645/08
    História A persistência da escravidão: trabalho e direitos humanos no Brasil oitocentista
    "É junho, é festa, é boi-bumbá": o que o festival tem a nos ensinar?
    Imagens, acervos e fabulações: outros percursos para o ensino de histórias afrodiaspóricas
    Educação Especial e Inclusiva
    Curso Disciplina
    Teoria e práticas pedagógicas na Educação Acessibilidade na avaliação escolar de alunos público alvo da Educação Especial
    Altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade: AH/SD e TDAH
    Audiodescrição didática
    Autismo e transição para a vida adulta: desafios e oportunidades
    Comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para estudantes com autismo e síndromes
    Interseccionalidade e práticas pedagógicas para acessibilidade
    Ledor e transcritor
    Práticas pedagógicas inclusivas com estudantes público da Educação Especial
    Linguagens e Códigos
    Curso Disciplina
    Arte Ensino da Arte na Educação Inclusiva
    Língua Portuguesa e Literatura Aprender pelo verso: perspectivas poéticas de mulheres e a sala de aula
    Avaliação em Língua Portuguesa 3: prática de interpretação e criação de itens de larga escala
    Educação literária na perspectiva dos letramentos
    Ferramentas digitais para o ensino de Língua Portuguesa
    Redação para o Enem: desafios em sala de aula
    Matemática
    Curso Disciplina
    Aspectos da Educação Matemática Avaliações digitais dinâmicas em Matemática
    Matemática aplicada no cotidiano para os anos iniciais
    O uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem da Geometria Analítica Plana
    Ensaios matemáticos em sala de aula Matrizes e sistemas lineares
    Prática Docente
    Curso Disciplina
    Educação, drogas e redução de danos Educação para a convivência digital
    Instrumentação para o ensino Educação 5.0: tecnologias, humanismo e inovação pedagógica
    Inteligência relacional e práticas cooperativas
    Pedagogia da Saúde: gerenciamento emocional para educadores
    Saberes do cotidiano escolar Inteligência artificial na Educação: perspectivas da propriedade intelectual
    Mediação de conflitos no ambiente escolar
    Tecnologia Educacional
    Curso Disciplina
    Formação via Web Aprendizagem adaptativa e personalizada
    IA: questões práticas, éticas e o seu impacto na educação
    Metodologias ativas para a escola do futuro
    Informática Educativa Educação com neurociência e inteligência artificial
    Edutainment com inteligência artificial

    Dúvidas?

    Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br