- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Arte
- Disciplina: Modernismo aos 100 anos: sobre uma Herança Artística Atual
Informações
- Público-alvo: Professores de Arte e demais docentes das áreas de Linguagens & Códigos e de Ciências Humanas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover reflexões sobre o ensino da História da Arte, em especial o modernismo brasileiro, suas narrativas e eventos destacados nos conteúdos presentes em sala de aula. Pretende-se revisar as narrativas oficiais, sua herança e influência na educação e na arte contemporânea. Procura-se destacar pesquisas sobre a Semana de 1922 e os eventos artísticos influenciados por ela, tendo como foco a prática docente, propõe-se desenvolver habilidades práticas e reflexões conceituais sobre como o modernismo brasileiro é apresentado em sala de aula, assim como os desafios para formação do sujeito contemporâneo no espaço escolar.
- Ementa:
- O modernismo brasileiro, suas heranças e suas influências na História da Arte na Educação
- O ensino de Arte, a formação docente na área e as referências da BNCC
- Análise da LDB nº 9.394/96 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais em suas determinações sobre o ensino da Arte na Educação Básica
- Semana de 22, o conceito oswaldiano de Antropofagia e a renovação da arte nacional;
- Estratégias de incorporação da arte modernista em sala de aula
- Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e os materiais de apoio destinados ao ensino da Arte e à pratica educativa
- Conteúdos presentes no ensino da História da Arte e a possibilidade do uso de diferentes linguagens visuais em sala de aula como ferramentas de inserção e revisão dos conteúdos sobre o modernismo brasileiro
- Como funciona: A disciplina divide-se em 12 unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à História da Arte e Educação. Cada unidade conta com textos de apresentação escritos pela professora responsável pela disciplina e materiais complementares, tais como vídeos preexistentes, artigos especializados e acervos on-line de museus e instituições de arte. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo de todo o curso que envolvem tanto o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto como a troca de experiências entre os cursistas. Na prática, realizaremos discussão dos conteúdos propostos na ementa por meio de seis fóruns temáticos e uma tarefa final que consiste na elaboração de um projeto multidisciplinar de mediação cultural. Mais detalhes serão apresentados no guia da disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável e mediadora pedagógica: Anna Corina Gonçalves da Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.