- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: Arte, História e decolonialidade: diálogos possíveis
Informações
- Público-alvo: Professores de História e licenciandos da área
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar a nova produção das Artes Visuais como recurso para a construção de imagéticas antirracistas para a sala de aula e oportunizar discussões sobre a produção da memória oficial do país.
- Ementa:
- Imagens insubmissas para o Ensino de História.
- O Brasil Colônia na arte de Aline Motta e Gê Vianna.
- Angélica Dass para pensar o século XIX.
- A poética de Rosana Paulino como re-escrita do Brasil.
- Como funciona: A disciplina propõe um diálogo entre Arte e História com base na análise das obras de quatro artistas da visualidade contemporânea. O objetivo é possibilitar outros olhares para temas recorrentes da historiografia sobre escravidão, liberdade e racismo. As ações serão construídas, não somente, através da consulta a este material iconográfico, mas também alicerçada por textos que se inserem na abordagem decolonial.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professora responsável: Rosemeri Maria da Conceição - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.