- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Atualizando a Prática Docente com Atividades Educacionais Google
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Atualizar a prática docente dos professores cursistas elaborando atividades que utilizam ferramentas gratuitas Google (Drive, Youtube, Podcast, Sala de Aula, Sites, Meet etc.). Usando o recurso de apresentação de slides do Google Drive, os cursistas, em equipes, construirão planos de aula Google usando algumas dessas ferramentas; esses planos serão em seguida compartilhados no AVA por meio de uma avaliação colaborativa. Também é proposta uma atividade prática no Google Sala de Aula.
- Ementa:
- Explorar o potencial de algumas ferramentas gratuitas Google (Drive, Youtube, Podcast, Sala de Aula, Sites, Meet etc.) por meio da aprendizagem colaborativa no AVA.
- Em equipes, os cursistas deverão elaborar planos de aula usando ferramentas Google para serem aplicados no ambiente escolar
- Compartilhar os planos de aula no AVA, via avaliação colaborativa, usando a ferramenta de apresentação de slides no Google Drive.
- Construir uma atividade prática usando a ferramenta Google Sala de Aula.
- Como funciona: No início da disciplina, os cursistas devem se familiarizar com sua dinâmica e se apresentar aos colegas. Na etapa 1 serão apresentadas algumas ferramentas gratuitas Google e pela aprendizagem colaborativa os cursistas poderão relatar qual(ais) delas já utilizam em sua prática docente. Na etapa 2, os cursistas, em equipes, deverão elaborar de forma colaborativa um plano de aula utilizando ferramentas Google para ser aplicado no ambiente escolar. Na etapa 3, cada equipe deverá elaborar uma apresentação de slides no Google Drive e divulgá-la num fórum para uma avaliação colaborativa. Na etapa 4, será proposta uma atividade utilizando a ferramenta Google Sala de Aula.
Equipe
- Coordenadora da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professora responsável: Maria Cristina Pfeiffer Fernandes - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Viviane da Costa Bastos - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.