- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Prática docente na era digital
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Atualizar a prática docente de sala de aula identificando e aplicando os recursos tecnológicos (ferramentas gratuitas da Web, jogos digitais etc.), metodologias ativas e modelos de ensino híbrido mais adequados a partir do contexto em que se dará o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de enriquecer as atividades educacionais os cursistas aprenderão a roteirizar um plano de atividade 4.0 produzindo em seguida uma videoaula ou um podcast que será compartilhada(o) na sala de aula virtual da disciplina através de uma avaliação colaborativa.
- Ementa:
- Refletir sobre as competências do professor na era digital
- Elaborar um plano de atividade 4.0 utilizando recursos tecnológicos (ferramentas Web, jogos etc.), metodologias ativas e/ou modelos de ensino híbrido.
- Roteirizar o conteúdo do plano de atividade 4.0 para elaborar uma mídia (videoaula ou podcast).
- Gravar a mídia selecionada (videoaula ou podcast) relacionada ao roteiro do plano de aula 4.0 elaborado
- Como funciona: No início da disciplina os cursistas devem se familiarizar com a dinâmica da mesma e se apresentarem aos colegas. Na etapa 1, refletiremos sobre as competências que o professor da era digital deve dominar e os cursistas deverão analisar sua prática docente compartilhando-a com os colegas de forma colaborativa. Na etapa 2, abordaremos algumas ferramentas gratuitas da Web, metodologias ativas e modelos de ensino híbrido para auxiliar os cursistas durante a elaboração de um plano de atividade 4.0. Na etapa 3, os cursistas aprenderão a roteirizar uma videoaula ou um podcast associada(o) ao plano de atividade 4.0. Na etapa 4 os cursistas deverão gravar a mídia selecionada e compartilhá-la num fórum com os colegas através de uma avaliação colaborativa no AVA.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: Maria Cristina Pfeiffer Fernandes - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Júnia Ramalho Teixeira
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.