- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: BNCC do Ensino Médio: discussões & práticas
Informações
- Público-alvo: Professores do Ensino Médio de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Estimular discussões consistentes e práticas de sala de aula de professores de todas as disciplinas, tendo como referência central a BNCC do Ensino Médio. Partindo de um olhar que recupera seu contexto de elaboração e publicação, propomos leituras e discussões acerca das articulações com o Novo Ensino Médio, avançando em seguida para um exame mais detalhado da estrutura e da organização geral do documento. Com esse panorama já fixado, apresentamos uma base para discussões sobre a relação entre a BNCC e os currículos locais, de modo a nos determos por fim nos desafios práticos para sua implementação em sala de aula. Por fim, orientamos práticas de seleção, adaptação e criação de materiais didáticos alinhados à BNCC, tendo em vista não só as coleções indicadas pelo PNLD, mas também materiais alternativos que os professores do Ensino Médio possam adaptar e produzir inspirados diretamente pelo documento em questão.
- Ementa:
- Contexto de elaboração e publicação da BNCC do Ensino Médio;
- BNCC e Novo Ensino Médio – um olhar articulado;
- Estrutura e organização geral do documento;
- BNCC e currículos locais – tecendo relações;
- Desafios para a implementação: a prática na sala de aula;
- Práticas de seleção, adaptação e criação de materiais didáticos alinhados à BNCC.
- Como funciona: Em termos da sequência em que será apresentado o seu conteúdo, começamos propondo um exame detalhado da estrutura e da organização geral da BNCC. Em seguida, buscamos realizar uma análise comparativa entre a BNCC e o Currículo Mínimo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc/RJ), a fim de detectar os desafios específicos para sua efetiva implementação no estado. Por fim, orientamos e estimulamos uma discussão mais aprofundada, considerando inclusive as discussões acadêmicas que têm se dado a respeito dela, e por fim estimulamos ações de seleção, adaptação e criação de materiais didáticos atuais e alinhados às propostas da BNCC para a sua disciplina. A estrutura de avaliação será constituída por sete atividades no total: 4 fóruns temáticos (10 pontos cada um) e 3 tarefas de envio de arquivo único (20 pontos cada uma).
Equipe
- Coordenadora: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável: Joaciana Pessanha - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Lívia de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.