- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Biologia
- Disciplina: Introdução à Biologia Celular: aspectos estruturais e funcionais
Informações
- Público-alvo: Professores de Ciências (Química, Física e Biologia) e áreas afins
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Habilitar o professor a proporcionar aos alunos uma formação científica e humanística capaz de transformá-los em cidadãos críticos de sua sociedade, bem como capazes de propor e conduzir as mudanças necessárias para o melhoramento dela.
- Ementa:
- Traçar um breve histórico da microscopia;
- Definir o que é um microscópio;
- Listar os principais tipos de microscópios ópticos e suas aplicações;
- Situar a microscopia eletrônica como instrumento básico no estudo da célula;
- Discriminar os diferentes tipos de microscópios eletrônicos de transmissão e de varredura;
- Entender a estrutura da membrana plasmática e sua fisiologia;
- Conceituar o que é a fluidez da bicamada e os fatores que a influenciam;
- Compreender a importância do transporte através da membrana plasmática;
- Comparar a organização celular de procariontes e eucariontes;
- Enumerar as estruturas e organelas da célula eucarionte, associando-as às suas funções;
- Reconhecer a morfologia e as funções do retículo endoplasmático;
- Identificar os principais aspectos morfológicos e fisiológicos do complexo golgiense;
- Conhecer as principais características das membranas compartimentos mitocondriais;
- Discutir a origem simbiótica de mitocôndrias e cloroplastos;
- Descrever a organização ultraestrutural dos cloroplastos, associando às suas funções;
- Definir o que é ciclo celular;
- Caracterizar cada uma das fases da mitose;
- Listar os componentes estruturais do núcleo durante a intérfase;
- Discutir atividades para explicitar a importância do raciocínio abstrato e da análise de imagens especificamente na construção de modelos de células pelos alunos;
- Entender a importância de utilizar estratégias diversificadas de ensino.
- Como funciona: O curso é totalmente on-line e oferecido no ambiente virtual de aprendizagem. Durante o curso os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada, de modo a criar o seu perfil, trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas assíncronas de interação.
As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula. O curso está organizado em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período; em cada unidade os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados.
A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas do curso e será composta pela participação dos cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino e demais atividades oferecidas.
Equipe
- Coordenador da área: Daniel Fábio Salvador - Currículo Lattes
- Professor responsável: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Roberta De Cicco - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.