Sobre o curso
O curso tem como objetivo promover a reflexão sobre aspectos da inclusão voltados para alunos com deficiência e necessidades educacionais específicas no ambiente escolar, além de formar profissionais da Educação para desenvolver estratégias de ensino com vistas à Educação Especial e Inclusiva.
A sala de aula é composta por atividades de leituras, vídeos e tarefas avaliativas que são abertas todas às terças feiras, exigindo do cursista periodicidade, organização e dedicação semanal para melhor aproveitamento do curso. Além disso, realizamos 4 encontros síncronos no decorrer do ano, com objetivo de dirimir dúvidas e aproximar os cursistas e seus mediadores.
E para finalizar a trajetória do curso é realizado um Trabalho Final individual, no modelo de relato de experiência, onde compartilhamos experiências exitosas acerca da educação especial e inclusiva. A apresentação deste relato de experiência é presencial e obrigatória para certificação do curso.
- Público-alvo: Profissionais da educação básica
- Modalidade: a distância com um único encontro presencial de encerramento, que é obrigatório.
Exceto pelos encontros síncronos previamente marcados, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Certificação:
- Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para cursitas com nível superior.
- Qualificação em Educação Especial e Inclusiva para cursistas com nível médio.
- Carga horária: 180 horas
- Ementa:
- Apresentação dos cursistas e equipe e diagnose do curso
- Da Educação Especial à Educação Inclusiva
- Políticas e legislação para Educação Inclusiva
- Formação de professores
- Suportes da Educação Especial
- Acessibilidade à escola e ao currículo
- Diferenciação pedagógica
- Flexibilização curricular
- Avaliação pedagógica para alunos com deficiência ou necessidades específicas de aprendizagem
- Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
- Audiodescrição
- Elaboração e produção de material pedagógico
- Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
- Inclusão escolar do aluno com deficiência visual
- Inclusão escolar do aluno com deficiência auditiva/surdez
- Inclusão escolar do aluno com deficiência física e múltipla
- Inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista
- Inclusão escolar do aluno com altas habilidades/superdotação
- Inclusão escolar do aluno com dificuldade de aprendizagem
- Reflexões finais
- Atividades de preparação para o trabalho final
- Consolidação do trabalho final
- Entrega do trabalho final
- Encerramento do curso
Processo Seletivo
Cabe ao candidato ficar atento ao calendário para não perder as etapas do processo. As datas poderão ser alteradas a qualquer momento por determinação da coordenação de ensino.
- Resultado final em ordem alfabética
- Resultado final por ordem de inscrição
- Reclassificação
- Segunda reclassificação
Vagas: 800 | Inscrições: 20 de fevereiro a 3 de março Inscrições encerradas |
Início do curso: 06/03 | Duração do curso: 39 semanas |
Como acessar a sala de aula virtual
- Acesse o endereço extensao.cecierj.edu.br/ava;
-
Identificação de usuário: CPF, sem pontos nem traço, incluindo o zero inicial (se houver).
Senha: igual à identificação de usuário.
Dúvidas?
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br
Processos seletivos anteriores