Sobre o curso

O curso tem como objetivo promover a reflexão sobre aspectos da inclusão voltados para alunos com deficiência e necessidades educacionais específicas no ambiente escolar, além de formar profissionais da Educação para desenvolver estratégias de ensino com vistas à Educação Especial e Inclusiva.

A sala de aula é composta por atividades de leituras, vídeos e tarefas avaliativas que são abertas todas às terças feiras, exigindo do cursista periodicidade, organização e dedicação semanal para melhor aproveitamento do curso. Além disso, realizamos 4 encontros síncronos no decorrer do ano, com objetivo de dirimir dúvidas e aproximar os cursistas e seus mediadores.

E para finalizar a trajetória do curso é realizado um Trabalho Final individual, no modelo de relato de experiência, onde compartilhamos experiências exitosas acerca da educação especial e inclusiva. A apresentação deste relato de experiência é presencial e obrigatória para certificação do curso.

  • Público-alvo: Profissionais da educação básica
  • Modalidade: a distância com um único encontro presencial de encerramento, que é obrigatório.
    Exceto pelos encontros síncronos previamente marcados, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma.
  • Certificação:
    • Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para cursitas com nível superior.
    • Qualificação em Educação Especial e Inclusiva para cursistas com nível médio.
  • Carga horária: 180 horas
  • Ementa:
    • Apresentação dos cursistas e equipe e diagnose do curso
    • Da Educação Especial à Educação Inclusiva
    • Políticas e legislação para Educação Inclusiva
    • Formação de professores
    • Suportes da Educação Especial
    • Acessibilidade à escola e ao currículo
    • Diferenciação pedagógica
    • Flexibilização curricular
    • Avaliação pedagógica para alunos com deficiência ou necessidades específicas de aprendizagem
    • Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
    • Audiodescrição
    • Elaboração e produção de material pedagógico
    • Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
    • Inclusão escolar do aluno com deficiência visual
    • Inclusão escolar do aluno com deficiência auditiva/surdez
    • Inclusão escolar do aluno com deficiência física e múltipla
    • Inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista
    • Inclusão escolar do aluno com altas habilidades/superdotação
    • Inclusão escolar do aluno com dificuldade de aprendizagem
    • Reflexões finais
    • Atividades de preparação para o trabalho final
    • Consolidação do trabalho final
    • Entrega do trabalho final
    • Encerramento do curso

Processo Seletivo

Cabe ao candidato ficar atento ao calendário para não perder as etapas do processo. As datas poderão ser alteradas a qualquer momento por determinação da coordenação de ensino.

Vagas: 800 Inscrições: 20 de fevereiro a 3 de março Inscrições encerradas
Início do curso: 06/03 Duração do curso: 39 semanas

Como acessar a sala de aula virtual

  1. Acesse o endereço extensao.cecierj.edu.br/ava;
  2. Identificação de usuário: CPF, sem pontos nem traço, incluindo o zero inicial (se houver).
    Senha: igual à identificação de usuário.

Dúvidas?

Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br