- Área: Matemática
- Curso: Fundamentos da Matemática Elementar
- Disciplina: Iniciação à História da Matemática
Informações
- Público-alvo: Professores de Matemática e áreas afins.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Aprofundar os conhecimentos sobre a História da Matemática para o professor da Educação Básica e mostrar a relação da História da Matemática com os conteúdos apresentados no Ensino Fundamental e no Médio. A História da Matemática muitas vezes não é mencionada no ensino básico. Mostrar aos alunos o surgimento da Matemática e os motivos pelos quais foram desenvolvidos ou descobertos teoremas e afins, torna a Matemática um pouco mais compreensível e com sentido para os estudantes. Busca-se tornar o professor mais capacitado para despertar o interesse do aluno para o estudo, destacando os principais nomes da História da Matemática e suas contribuições, além de compreender a Matemática como uma ciência viva e em movimento.
- Ementa:
- Origem da matemática;
- Matemática nos tempos do Egito, da Grécia e da Mesopotâmia;
- Matemática na Arábia;
- Grandes nomes matemáticos no renascimento;
- Matemática Moderna;
- Matemática no Brasil.
- Como funciona: Vivenciaremos atividades diversificadas envolvendo os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Teceremos saberes conjuntamente em fóruns pontuados, fundamentados em referenciais teóricos que conversam de fato com a escola, nos quais todos contribuirão para o aprendizado de todos. Também desenvolveremos as atividades avaliativas de cada módulo do curso e rodas de conversa, sempre buscando articular a teoria à prática. Ao longo de todo o curso estará disponível aos cursistas o fórum de dúvidas, ou seja, teremos um canal sempre aberto para sanar questionamentos e apoiar as dificuldades dos cursistas.
Equipe
- Coordenador: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável: Daniela Ribeiro Monteiro - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.