Sobre o curso

O Curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica lato sensu está sendo oferecido numa parceria da Escola de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECTI) e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ), com o objetivo de promover formação continuada aos profissionais da educação que desejam buscar mais conhecimentos sobre os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, seja intelectual, física ou sensorial, alunos com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades/superdotação ou com múltiplas deficiências.

• Público-alvo: Profissionais da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro e profissionais que atuam em setores de apoio à inclusão e acessibilidade na Educação Superior do Rio de Janeiro
  • Modalidade: semipresencial
  • Certificação: Especialização - emitido pela UFRRJ
  • Carga horária: 420 horas
  • Estrutura do curso:
    DISCIPLINA CH
    Introdução à Educação Especial, Educação Inclusiva e Direitos Humanos 45h
    Corpo, movimento e relações de ensino 30h
    Inovação tecnológica, DUA e Tecnologias Assistivas 30h
    Psicologia e processos de ensino e aprendizagem 30h
    Brincar e aprender 30h
    Direito de aprender e relações de ensino 45h
    Ensino colaborativo, Planejamento Educacional Individualizado (PEI) e propostas intersetoriais 60h
    Processos educacionais para estudantes com deficiência múltipla e intelectual 60h
    Relação escola e família 30h
    Seminário de TCC I e II 60h
    Total de horas 420h

Processo Seletivo

O processo seletivo foi realizado pela UFRRJ. Todas as informações sobre a seleção estão no site: https://institucional.ufrrj.br/eext/especializacao-em-educacao-especial-e-inovacao-tecnologica-turma-2/.

ATENÇÃO: A aula inaugural está marcada para o dia 1º de setembro, às 18h, no canal do YouTube do curso.

Vagas: 600 Inscrições: até 19/07/2023 Inscrições encerradas
Início do curso: 28/08/2023 Duração do curso: 14 meses

Como acessar a sala de aula virtual

1. Acesse o endereço https://extensao.cecierj.edu.br/ava;
  2. Identificação de usuário: CPF, sem pontos nem traço, incluindo o zero inicial (se houver).
    Senha:igual à identificação de usuário.

Dúvidas?

Sobre o curso: especializacaoufrrjecederj@gmail.com.