Sobre o curso

O curso oferece a fundamentação e as noções básicas sobre o processo de transposição das aulas presenciais para modelos flexíveis de aulas remotas mediadas por tecnologia. Além disso, destaca a importância do planejamento educacional e da orientação ao estudante neste modelo, bem como orienta os docentes em como realizar as escolhas didáticas e tecnológicas adequadas para iniciar a construção de uma proposta de ensino remoto emergencial para o Ensino Superior.

• Público-alvo: Professores das universidades públicas e particulares
  • Modalidade: a distância
  • Certificação: emissão automática ao fim do curso
  • Carga horária: 10 horas
  • Ementa:
    • Conceito, regulamentações e contextos para realização do ensino remoto emergencial.
    • Planejamento didático para ensino remoto.
    • Orientação aos estudantes do ensino remoto, com estímulo à motivação, ao controle da aprendizagem e à colaboração.
    • Preparação de guia de estudo e cronograma de atividades para disciplinas com ensino remoto.
    • Introdução às terminologias e à reflexão sobre as escolhas didáticas necessárias para definição do modelo de ensino remoto.
    • Escolha de ferramentas tecnológicas para ensino remoto.
    • Introdução aos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) - Aplicações e funcionalidades.
    • Ferramentas síncronas para ensino remoto - Aplicações e funcionalidades.

Como se inscrever

Devido à alta procura para o curso Ensino remoto: por onde começar?, estão abertas as inscrições para a 2ª turma.

2ª Turma
Vagas: 1000 Inscrições: de 22/07/20 a 10/08/20 ou até o preenchimento das vagas
Início do curso: 10/08/20 Fim do curso: 23/08/20

Para se inscrever no curso, você deve realizar dois passos simples. Leia as instruções abaixo:

1) Cadastro na sala de aula Cursos Abertos Online (MOOC)

1. Clique no botão abaixo para criar o seu cadastro na sala de aula dos Cursos Abertos Online (MOOC);
  2. Preencha o formulário e clique em Cadastrar usuário;
  3. Você receberá um e-mail de confirmação contendo um link. Clique nele para ativar seu cadastro.
Criar cadastro

Atenção: O cadastro na sala de aula não garante sua vaga no curso, pois você terá também que realizar a inscrição no curso (passo 2).

2) Inscrição no curso

1. Clique no botão abaixo para acessar a página de inscrição no curso;
  2. Você será direcionado para a página Opções de Inscrição;
  3. Clique no botão Inscreva-me.

Pronto! Você já está inscrito no curso.

Página de inscrição no curso
1ª Turma
Vagas: 1000 Inscrições encerradas
Início do curso: 03/08/20 Fim do curso: 17/08/20

Como acessar a sala de aula virtual

O acesso a sala de aula é liberado apenas a partir da conclusão da inscrição no curso.

1. Acesse o endereço https://extensao.cecierj.edu.br/mooc/;
  2. Identificação de usuário e senha: como cadastrados previamente.

Dúvidas?

suporte-extensao@cecierj.edu.br