Sobre o curso

O objetivo do curso é facilitar a concepção rápida e a implementação de ações educacionais de forma a dar suporte ao ensino e aprendizagem remotos. Com base na proposição de um modelo flexível e de fácil desenvolvimento para a prática docente no atual contexto de pandemia, o curso pretende discutir dois aspectos fundamentais para as ideias propostas: a importância da prática e da avaliação formativa na escolarização e na aprendizagem. O curso é estruturado a partir de exemplos concretos passíveis de aplicação em todas as áreas de saber, com ilustrações de uso de tecnologias e recursos, atividades individuais colaborativas e instrumentos de avaliação formativa, dentro da perspectiva de estabelecimento de uma conexão ainda mais forte entre professores e alunos.

• Público-alvo: Professores das universidades públicas e particulares (com possibilidade de atendimento a professores da Educação Básica)
  • Modalidade: a distância
  • Certificação: emissão automática ao fim do curso
  • Carga horária: 15 horas
  • Ementa:
    • Memória de trabalho: limitações e importância da prática para a aprendizagem.
    • Avaliação formativa: diagnóstico e tomada de decisões instrucionais.
    • Sala de aula invertida e sala de aula diferenciada como metodologias que contribuem para o ensino e aprendizagem remotos.
    • Fases de um ciclo de ensino e aprendizagem remotos:
      • Engajamento experiencial e exploração de conceitos
      • Significação de conceitos
      • Demonstração e aplicação
      • Diferenciação de preparo.
    • Recursos tecnológicos para subsidiar diferentes “lugares” de ensino e aprendizagem: possíveis espaços de interação síncrona, oferta de conteúdo, aprendizagem colaborativa, avaliação, aprendizagem adaptativa etc.
    • Variações e exemplos de aplicação do modelo em diferentes áreas.
    • Construção de roteiros para implementação de um ciclo de ensino e aprendizagem remotos.

Como se inscrever

Vagas: 1000 Inscrições: de 29/07/20 a 17/08/20 ou até o preenchimento das vagas
Início do curso: 17/08/20 Fim do curso: 07/09/20

Para se inscrever no curso, você deve realizar dois passos simples. Leia as instruções abaixo:

1) Cadastro na sala de aula Cursos Abertos Online (MOOC)

1. Clique no botão abaixo para criar o seu cadastro na sala de aula dos Cursos Abertos Online (MOOC);
  2. Preencha o formulário e clique em Cadastrar usuário;
  3. Você receberá um e-mail de confirmação contendo um link. Clique nele para ativar seu cadastro.
Criar cadastro

Atenção: O cadastro na sala de aula não garante sua vaga no curso, pois você terá também que realizar a inscrição no curso (passo 2).

2) Inscrição no curso

1. Clique no botão abaixo para acessar a página de inscrição no curso;
  2. Você será direcionado para a página Opções de Inscrição;
  3. Clique no botão Inscreva-me.

Pronto! Você já está inscrito no curso.

Página de inscrição no curso

Como acessar a sala de aula virtual

O acesso a sala de aula é liberado apenas a partir da conclusão da inscrição no curso.

1. Acesse o endereço https://extensao.cecierj.edu.br/mooc/;
  2. Identificação de usuário e senha: como cadastrados previamente.

Dúvidas?

suporte-extensao@cecierj.edu.br