Sobre o curso

O objetivo do curso é facilitar a concepção rápida e a implementação de ações educacionais de forma a dar suporte ao ensino e aprendizagem remotos. Com base na proposição de um modelo flexível e de fácil desenvolvimento para a prática docente no atual contexto de pandemia, o curso pretende discutir dois aspectos fundamentais para as ideias propostas: a importância da prática e da avaliação formativa na escolarização e na aprendizagem. O curso é estruturado a partir de exemplos concretos passíveis de aplicação em todas as áreas de saber, com ilustrações de uso de tecnologias e recursos, atividades individuais colaborativas e instrumentos de avaliação formativa, dentro da perspectiva de estabelecimento de uma conexão ainda mais forte entre professores e alunos.

• Público-alvo: Professores das universidades públicas e particulares (com possibilidade de atendimento a professores da Educação Básica)
  • Modalidade: a distância
  • Certificação: emissão automática ao fim do curso
  • Carga horária: 15 horas
  • Ementa:
    • Memória de trabalho: limitações e importância da prática para a aprendizagem.
    • Avaliação formativa: diagnóstico e tomada de decisões instrucionais.
    • Sala de aula invertida e sala de aula diferenciada como metodologias que contribuem para o ensino e aprendizagem remotos.
    • Fases de um ciclo de ensino e aprendizagem remotos:
      • Engajamento experiencial e exploração de conceitos
      • Significação de conceitos
      • Demonstração e aplicação
      • Diferenciação de preparo.
    • Recursos tecnológicos para subsidiar diferentes “lugares” de ensino e aprendizagem: possíveis espaços de interação síncrona, oferta de conteúdo, aprendizagem colaborativa, avaliação, aprendizagem adaptativa etc.
    • Variações e exemplos de aplicação do modelo em diferentes áreas.
    • Construção de roteiros para implementação de um ciclo de ensino e aprendizagem remotos.

Como se inscrever

Vagas: 1000 Inscrições encerradas
Início do curso: 31/08/20 Fim do curso: 21/09/20

Como acessar a sala de aula virtual

O acesso a sala de aula é liberado apenas a partir da conclusão da inscrição no curso.

1. Acesse o endereço https://extensao.cecierj.edu.br/mooc/;
  2. Identificação de usuário e senha: como cadastrados previamente.

Dúvidas?

suporte-extensao@cecierj.edu.br