Conflito: etimologia da palavra e análise
das condições para que se estabeleça.
 

Definição de Conflito

Segundo Bobbio, 1986, pode-se definir conflito a partir de seus componentes. "Existe um acordo sobre o fato de que o conflito é uma forma de interação entre indivíduos, grupos, organizações e coletividades que implica choques para o acesso e a distribuição de recursos escassos. No caso da guerra, fala-se não do conflito pessoal, mas do conflito social.

O conflito, em algumas escolas da sociologia, é enxergado como o desequilíbrio de forças do sistema social que deveria estar em repouso, isto é equilibrado, quanto à forças que o compõe. Segundo essa teoria, não se enxerga mais o grupo como uma relação harmônica entre órgãos, não suscetíveis de interferência externa.
"

O conflito pode ser compreendido como "um despertar simultâneo de dois ou mais motivos que sejam incompatíveis" (R. Minadeo) e está associado a "situações onde a capacidade da sociedade em resolvê-lo por meio de mecanismos reguladores, tais como tribunais ou estruturas sociais (por exemplo, clãs) fracassou, e as partes envolvidas no mesmo recorrem à violência."

"O termo 'violência' se refere, na maioria dos casos, à violência física. Todavia, não se descarta a importância de outras formas de violência, como o trauma psicológico ou emocional. "
Fonte: Institute of World Affairs. Traduzido por John Typrin. In: http://iadc.iwa.org/po/Unidade1.htm

A etimologia da palavra conflito

Ao buscar conhecer a origem da palavra conflito e sua etimologia encontramos:

A palavra conflito vem do Latim conflictu que significa choque, embate das pessoas que lutam; reencontro; discussão; altercação; desordem; antagonismo; oposição; conjuntura; momento crítico.

Logo, podemos dizer que o conflito é uma constante no desenvolvimento das sociedades.

Os Conflitos e Território

Os conflitos "surgem da discrepância de objetivos entre duas ou mais partes que não contam com um mecanismo efetivo de coordenação ou mediação" (Eduardo Azar) principalmente no território.

O Território

Segundo Milton Santos (1999) o conceito de território não é apenas "o conjunto dos sistemas naturais e de sistemas de coisas superpostas, quer dizer, os acréscimos históricos materiais impostos pelo homem". O território na verdade uma é redefinição. "Ele seria formado pelo conjunto indissociável do substrato físico, natural ou artificial, e mais o seu uso, ou, em outras palavras, a base técnica e mais as práticas sociais, isto é, uma combinação de técnica e de política. Os acréscimos são destinados a permitir, em cada época, uma nova modernização, que é sempre seletiva. Vejam os exemplos das ferrovias na segunda metade do século 19 e das infovias hoje".

Reflexão

Agora que já entendemos os conceitos de conflito e território, segundo Milton Santos, você pode listar algumas formas de conflitos existentes no território?

Antes disso uma pequena observação:

As "partes", para efeito desta aula, são estados, ou comunidades dentro de estados que se articulam nos espaços de fixos e fluxos, nada homogêneos, agravado pela diversidade da dinâmica espacial.

Compartilhe sua listagem com os outros participantes no Fórum.

Condições para geração de Conflitos

Estado fraco, desintegrado ou corrupto.
Regimes repressivos ou ilegítimos.
Discriminação contra certos grupos sociais e/ou étnicos
Tratamento inadequado das diferenças religiosas, culturais ou étnicas.
Comunidades religiosas politicamente ativas que promovem mensagens hostis e de discórdia.
Legado político e econômico do colonialismo e/ou da Guerra Fria.
Mudanças políticas e econômicas repentinas.
Alto índice de analfabetismo e de doenças.
Falta de recursos vitais como água e terra própria para cultivo.
Depósitos de armas e munição.
Ameaça às relações regionais.
  Fonte: 2001 Institut of World Affairs. Tradução John Typrin

Fatores Estruturais de Conflitos

Envolvem dinâmicas políticas, sociais, econômicas e institucionais.

Fatores interrelacionados

Refletem objetivos antiéticos, valores, interesses e motivações.

Esses fatores podem se subdividir nas seguintes categorias:

Recursos - Podem ser a distribuição de território, verbas, fontes de energia, alimentos e outros bens materiais aos quais as pessoas dão valor.
Poder - Principalmente a distribuição de controle que, em termos políticos, implica no acesso e na participação em processos de tomada de decisão.
Identidade - Características culturais, lingüísticas, sociais ou étnicas das pessoas.
Valores - Valores fundamentais, especialmente no relativo a sistemas de governo, religiosos ou ideológicos.
  Fonte: Institute of World Affairs. Traduzido por John Typrin

Alguns exemplos

Um 1/6 da população mundial não tem acesso à água:


Fonte: Folha Ilustrada - http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9255.shtml

"Mais de 1/6 da população mundial (18%, o que corresponde a 1,1 bilhão de pessoas), não tem acesso ao fornecimento de água. A situação piora quando se fala em saneamento básico, que não faz parte da realidade de 39% da humanidade (2,4 bilhões de pessoas)". (Cap. PM Vitor Maurício Gusmão Lopes).

"Os conflitos, para ter uma solução pacífica, devem ter todos os meios possíveis de negociação de controvérsias, essas, precisam ser executadas com diplomacia, bons ofícios, arbitragem e conciliação"
Fonte: Enciclopédia livre wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito.


Fonte: O Globo, 27 de fevereiro de 2005

Vamos Pesquisar?

1 - Aprenda como pesquisar na Internet. Veja o exemplo de "como fazer" no endereço http://www.google.com/intl/pt/help/basics.html
2 - Pesquise três exemplos de fatores estruturais de conflito diferentes das apresentadas acima.
3 - Procure conhecer a origem da pesquisa e o autor da definição.
4 - Compartilhe o resultado de sua pesquisa com sua turma participando do Fórum. Você terá uma boa base de referência para avaliar sua definição em relação ao conteúdo desta aula.