EXTENSÃO

Linguagens e Códigos


Leia o edital

Sobre a área

A área de Linguagens e códigos tem por objetivo oferecer disciplinas que possam apoiar o trabalho de professores em sala de aula, mas também expandir e refinar a atuação de um público mais amplo, interessado em nosso curso.

Coordenadora

Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes

Possui Doutorado em Letras pela PUC-Rio e tem atuado como professora no ensino superior desde 1995, tendo sido coordenadora de cursos de Graduação em Letras e de dezenas de cursos de Pós-Graduação na área. Atuou ainda como coordenadora de Desenvolvimento Instrucional do Consórcio Cederj e desde 2008 tem se dedicado à Formação Continuada de Professores do Ensino Básico da rede pública do RJ através da coordenação geral da área de Linguagens e Códigos da Fundação Cecierj. Coordenou a elaboração do Currículo Mínimo do curso Regular, da EJA e do curso Normal para a Secretaria de Estado da Educação do RJ, assim como a produção de todos os 68 cadernos de Orientação Pedagógica que acompanharam a implementação curricular na rede estadual e todo o material didático destinado aos professores da EJA. Coordenou a Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual oferecida pela Fundação Cecierj em parceria com a UFRRJ para professores do curso regular da rede estadual e o curso de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa para professores da Nova EJA, ambos na modalidade a distancia. Tem experiência acadêmica concentrada na área de Letras (com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Metodologia de Ensino, Crítica Literária e Produção Editorial) e na área de EAD (com ênfase em processos de produção e validação de material didático para as diversas mídias e em formação e gestão de equipes docentes).

Professora

Fernanda Demier - Currículo Lattes

Mestre e Doutora em Letras pela UFF com experiência profissional no Ensino Fundamental e Médio nas áreas de língua inglesa e língua portuguesa. Atuou como conteudista do curso de Formação Continuada e coordenadora do curso de Reforço Escolar da Fundação Cecierj. Atua no Ensino Superior desde 2003 com disciplinas da área de língua portuguesa em diferentes cursos de graduação. Atualmente é docente do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal Fluminense, campus Macaé.

Cursos


Leia o edital